skip to Main Content

O que você precisa saber sobre os vikings?

Curiosidades e informações sobre a cultura viking sempre atraíram o interesse do público, mas com o estrondoso sucesso da série do canal History, Vikings, a cultura nórdica está cada vez mais em alta.

Para conversar mais sobre essa cultura, contamos com a autora Zia Stuhaug, que lançou recentemente a obra Anjo Russo, um romance policial que se passa na Escandinávia. A escritora estudou por quase 10 anos a cultura nórdica para a produção do livro e revela algumas coisas que você vai querer saber.

Confira algumas curiosidades dessa cultura tão interessante:

  1. Nada de chifres

Diferente de estereótipos de desenhos animados, quadrinhos ou filmes antigos, os vikings não usavam capacetes com chifres para guerrear, a não ser em casos especiais como cerimônias.

  1. Mais direitos femininos

Mesmo que as mulheres não fossem completamente emancipadas e independentes, ainda sim as vikings tinham mais liberdade que outras mulheres de sua época e eram tratadas de forma mais liberal do que os saxões, por exemplo. Elas podiam herdar propriedades, pedir o divórcio e recuperar seus dotes caso o casamento terminasse.

  1. Moradia

As casas eram rudimentares, feitas de madeira, palha e pedras.

  1. Honra aos que se foram

Para os vikings, era uma grande honra quando em sua cerimônia fúnebre, o corpo ser colocado em um barco. Na religião nórdica, acreditava-se que guerreiros valentes iam para domínios festivos e gloriosos após a morte, e os barcos serviam para ajudar na chegada ao seu destino final, Valhalla, junto aos deuses. Indivíduos importantes eram muitas vezes, cercados por armas e bens valiosos em suas embarcações.

  1. Exploradores

Mesmo que grande parte da população viking morasse em fazendas, cultivando seu próprio sustento, muitos eram guerreiros, que no século IX, navegaram pela Europa e invadiram diversas cidades.

Em sua obra Anjo Russo, Zia Stuhaug revela uma instigante história rodeada pela cultura nórdica, que possui peculiaridades únicas, e que mergulha o espectador nessa trama que mescla o olhar brasileiro sobre esse conjunto de valores dos vikings, russos e escandinavos.

Zia Stuhaug - Todos os Direitos reservados

NEF

Back To Top