skip to Main Content

Gosta da Noruega? Então venha conhecer 12 curiosidades sobre o país!

Você sabia que na Noruega a aliança de casado fica na mão direita e não na esquerda? E que a pontualidade é essencial? Nada de 10 minutos de tolerância não, lá é considerado uma grande falta de respeito se atrasar para compromissos. O que você sabe sobre a Noruega e as diferenças entre esse país e o nosso?

A brasileira Zia Stuhaug, passou quase 10 anos estudando a cultura nórdica, além de visitar os países diversos da Escandinávia para escrever seu romance policial Anjo Russo. A autora, que vive na Noruega há anos, traz muitas curiosidades sobre o povo norueguês. Confira:

  1. É preciso tirar o sapato para entrar em casa, sempre, tanto moradores quanto visitantes.
  2. Exceto em determinadas circunstâncias, a castração de cães e gatos é proibida na Noruega.
  3. Brunost, o queijo mais popular do país, é feito de leite de cabra.
  4. Em quase todas as casas do país há máquinas de lavar louça. Na Noruega não existem auxiliares para serviços domésticos, por isso as tarefas domésticas são divididas entre os moradores da casa.
  5. Nos meses mais quentes, o sol não se põe no norte do país. É o famoso sol da meia-noite.
  6. Mesmo sendo um dos maiores exportadores de petróleo do mundo, a Noruega é um dos países onde a gasolina é a mais cara. Essa é uma forma de incentivar o uso de transporte público.
  7. Na Noruega é possível beber a água da torneira ou da pia em qualquer lugar, pois a água é de alto teor de pureza e com baixo teor mineral e sódio, uma das águas mais puras do mundo.
  8. A licença maternidade é de até 1 ano para as mães e, para os pais, o período permitido de ausência do trabalho é de 3 meses.
  9. Diferente do Brasil, a venda de cervejas em mercados tem horários limitados. Só é permitido vender de segunda a sexta até as 20 horas, e aos sábados somente até as 18 horas. No domingo, o comércio do produto é proibido. Outras bebidas, como vinho, são vendidas apenas em lojas de monopólio do governo, essas lojas funcionam de segunda a sexta até 18 horas e aos sábados até as 15 horas.
  10. Aos domingos é difícil encontrar estabelecimentos como farmácias e mercados abertos. Aos sábados, essas lojas costumam fechar às 18 horas.
  11. A carga horária de trabalho para os noruegueses varia entre algumas estações do ano. No verão a jornada se inicia às 08 e termina às 15 horas, justamente para as pessoas aproveitarem os poucos dias quentes que o país tem no ano. Já no inverno, o horário é das 08 às 16 horas.
  12. A cidade mais chuvosa da Europa fica na Noruega, e se chama Bergen. Sua média é de 250 dias de chuva por ano!

Fazendo com que o leitor mergulhe na cultura escandinava, Anjo Russo conta uma história intrigante e cheia de mistérios. Essas e outras curiosidades sobre a cultura e a população norueguesa estão nas páginas e na incrível história de Anjo Russo, um Scandi-crime escrito pela autora Zia Stuhaug.

Zia Stuhaug - Todos os Direitos reservados

NEF

Back To Top